A quarta rodada da temporada 2020 da MotoGP, realizada neste domingo (16), teve uma série de incidentes. A corrida no circuito Red Bull Ring chegou a ser interrompida na nona volta por causa de um acidente envolvendo o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli e Johann Zarco. E, com a corrida dividida em duas, os pilotos Yamaha conseguiram se superar e conquistar importantes pontos, com os três pilotos que ficaram na pista finalizando no Top 10.
Morbidelli e Zarco estão bem após o acidente. O piloto da Yamaha Petronas SRT passou pelo Centro Médico e nenhum ferimento grave foi constatado. Ele está inclusive liberado para correr no próximo final de semana, quando acontecerá a quinta etapa, na mesma pista.
O destaque entre os pilotos da Yamaha foi o italiano Valentino Rossi, da Monster Energy Yamaha MotoGP. Largando da 12ª posição no grid, ultrapassou cinco pilotos até a prova ser interrompida. Na segunda corrida, mostrou incrível força mental e andou em um forte ritmo, finalizando a corrida na quinta colocação, apenas a cinco segundos do líder.
Líder do campeonato, Fabio Quartararo largou da terceira posição do grid, mas, com problemas nos freios acabou escapando na curva 4 e entrando na caixa de brita, retornando à pista na última colocação. Com a prova interrompida, teve de fazer uma impressionante corrida de recuperação. Um a um, ultrapassou os pilotos à sua frente até cruzar a linha de chegada na oitava posição, conquistando importantes pontos para se manter à frente da classificação do campeonato.
Com a pole position conquistada no sábado, Maverick Viñales se manteve no primeiro pelotão até a prova ser interrompida. Na nova largada, um problema na embreagem fez com que perdesse várias colocações, finalizando a primeira volta em 20º. O espanhol imprimiu um bom ritmo e conseguiu conquistar dez posições na corrida, cruzando a linha de chegada na 10ª colocação.
Apesar de um final de semana complicado, Quartararo continua na liderança do campeonato, Viñales é o terceiro, Rossi subiu para a quinta colocação e Morbidelli, sem marcar pontos nesta etapa, está na oitava posição da tabela. A Yamaha continua em primeiro na classificação de construtores.
Não haverá descanso para os pilotos, já que permanecem em Spielberg, na Áustria, para o Grande Prêmio da Estíria, quinta etapa do campeonato, dentro de uma semana (21 a 23 de Agosto).
Resultado – Grande Prêmio da Áustria
1º) Andrea Dovizioso 28’20.853
2º) Joan Mir + 1.377
3º) Jack Miller + 1.549
4º) Brad Binder + 5.526
5º) Valentino Rossi + 5.837 – Monster Energy Yamaha MotoGP
8º) Fabio Quartararo + 12.534 – Petronas Yamaha SRT
10º) Maverick Viñales + 15.276 – Monster Energy Yamaha MotoGP
DNF – Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT
Classificação do Campeonato após 4 etapas:
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT – 67 pontos
2º) Andrea Dovizioso – 56 pontos
3º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP – 48 pontos
4º) Brad Binder – 41 pontos
5º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP – 38 pontos
8º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT – 31 pontos
Valentino Rossi
Monster Energy Yamaha MotoGP
“ Foi muito assustador. Todos os quatro pilotos, mas especialmente eu e também Maverick, tivemos muita sorte. Temos que orar esta noite, porque a situação era muito perigosa. Acho que é bom ser agressivo, com certeza, porque todo mundo tenta dar o máximo, mas para mim não é preciso exagerar, porque precisamos lembrar que esse esporte é muito perigoso. Você precisa ter respeito pelos seus rivais, especialmente em uma pista onde você está sempre indo a 300km/h. Já conversei com Zarco, ele me garantiu que não fez de propósito. Ele foi muito longe na frenagem e fechou o Franco, e com essa moto quando você anda a 300km/h você tem o vácuo, então o Franco não teve chance de frear. Eu estava com Maverick quando entramos na Curva 3 e senti algo vindo em minha direção. Achei que fosse a sombra do helicóptero, porque às vezes ele cruza a pista, mas aí a moto do Franco passou por mim com uma velocidade incrível, e também a moto do Zarco saltou por cima do Maverick. Tivemos muita sorte, mas esperamos que este tipo de incidente seja uma lição para os pilotos melhorarem seu comportamento no futuro. Falei com o Franco, ele está bem, está tentando não pensar, mas quando pensa também fica com medo. O que faz a diferença nesta ocasião é que ninguém se machucou, todos os pilotos estão bem, então isso muda a situação. Se algo ruim tivesse acontecido, teria sido completamente diferente. Foi difícil recomeçar, sinceramente, mas não tive muita escolha. Então recomecei e na corrida fui bem, fiz uma boa corrida. Para nós, com a Yamaha, não é fácil aqui. Sofremos em alta velocidade, então é muito difícil lutar com as outras motos, mas eu estava com um bom ritmo. Infelizmente, tive uma ultrapassagem muito agressiva de Binder na Curva 9 que me tirou da pista e perdemos muito tempo e contato com o primeiro grupo. Mas enfim, daquele momento em diante eu ainda tinha um bom ritmo, e pude chegar em quinto lugar. Podemos fazer melhor, mas foi uma boa corrida.”
Maverick Viñales
Monster Energy Yamaha MotoGP
“Hoje tivemos muita sorte e isso é o mais importante. Essas coisas podem acontecer nas corridas, sempre há o risco. E nesta curva, curva 3, sempre dizemos que é muito perigoso. Eles precisam fazer alguma coisa, porque é muito fácil travar ali. Esta manhã quase caí no aquecimento. Mas na moto, durante o incidente da corrida, não vi nada, honestamente. Ouvi o som de motos batendo e então senti o impacto da moto de Johann batendo na parede. Então, quando olhei, vi uma moto vindo em minha direção e cobri minha cabeça e a moto deu um pulo. Com certeza tivemos muita sorte hoje, alguém nos salvou, e isso é o mais importante. Estamos aqui e o campeonato ainda não acabou, porque o Fabio terminou apenas duas posições na nossa frente. Na corrida 2, tivemos um grande problema com a embreagem. É uma pena termos perdido duas oportunidades muito boas de estar no topo do campeonato, porque me senti muito forte desde o início. É verdade que na primeira corrida a nossa moto estava bastante lenta, mas estava à espera da volta 15 para começar a dar o máximo. Então, na segunda corrida, depois de descobrir o problema, pensei que minha corrida havia acabado. Mas então eu fiquei na pista por três ou quatro voltas e a embreagem voltou a ficar boa novamente. Eu apenas tentei ser paciente e ultrapassar para chegar à frente.”
Fabio Quartararo
Petronas Yamaha SRT
“Perdi algumas posições na largada e senti que meus freios estavam bem moles nas primeiras voltas, e depois perdi na curva 4. Entre as duas corridas decidimos trocar as pinças e continuou o mesmo problema. Foi uma corrida muito difícil para mim porque esta pista é normalmente voltada para frenagens fortes. Felizmente ainda conseguimos terminar em oitavo, então não foi tão ruim quanto poderia ter sido. Precisamos olhar e ver o que estava causando o problema, já que a próxima corrida também será aqui, e eu quero ter certeza de que terminaremos em uma posição melhor. Sabemos que tínhamos ritmo para terminar entre os cinco primeiros neste fim de semana, por isso esperamos conseguir isso no próximo fim de semana. Depois das duas quedas assustadoras de hoje, estou satisfeito por todos estarem bem e envio o meu melhor a todos os pilotos envolvidos, especialmente ao Franco.”
Franco Morbidelli
Petronas Yamaha SRT
“Estou um pouco dolorido, mas está tudo bem. Olhando para as imagens do acidente, é bom poder ir embora assim, me considero muito sortudo. Foi uma queda estranha porque Johann [Zarco] ultrapassou-me na reta e depois mudou a sua linha na frenagem para ir muito longe. Com a linha alterada e o vácuo, não havia para onde ir, era impossível para mim evitá-lo. Felizmente, nós dois estamos bem. Seria importante somar bons pontos nesta corrida, pois ela não é ideal para a moto Yamaha, por isso lamento à minha equipe por não o termos conseguido. Estava tentando o meu melhor na corrida, mas não foi possível desta vez. Agora tentaremos novamente no próximo domingo.”