Termas do Rio Hondo, Argentina – A bandeira brasileira foi muito bem representada pelos oito pilotos que a Yamaha do Brasil enviou à Argentina com a missão de defender as cores verde e amarela no GP3 das Américas realizado neste fim de semana, 30 e 31, junto com a MotoGP, no circuito de Termas do Rio Hondo.
O melhor piloto da categoria R3 Cup após duas corridas – uma no sábado e outra no domingo – foi Humberto “Turquinho” Neto. O argentino Matías Mulet foi o segundo colocado e, outro paulista da equipe brasileira, Felipe Macan, completou o pódio.
As corridas do GP3 das Américas tiveram 40 pilotos divididos em três classes, sendo a R3 Cup uma delas – as outras eram GP3A e GP3B, que permitiam motos com cilindrada maior que 300cc. Dos 16 pilotos da R3 Cup, oito eram brasileiros (além de Turquinho e Macan, o time tinha Guilherme Brito, Felipe da Silva, Enzo Valentim, Ruan Burdino, Odair Delafrati e Raphael Ramos), cinco eram argentinos e três, chilenos.
“Foi uma participação brilhante, uma experiência incrível para estes jovens talentos brasileiros. Não apenas pelo resultado, mas eles viveram um fim de semana especial. Conheceram o Rossi, Viñales, o Quartararo e o Morbidelli. Puderam participar da coletiva de imprensa com eles, tiraram fotos com os ídolos. E, para completar, foram os melhores na categoria R3. Saímos daqui muito satisfeitos com a experiência e felizes por proporcionar esta oportunidade ao futuro do motociclismo nacional”, afirma Pedro Pierotti, um dos responsáveis da Yamaha do Brasil em acompanhar a delegação brasileira.
Todos atletas brasileiros agora voltam suas atenções para a segunda etapa da SuperBike Brasil, marcada para os dias 14 e 15 de abril, em Interlagos, São Paulo.
Turquinho Junior #12
Categoria R3 Cup
YZF-R3
“Foi muito emocionante. Estar perto dos meus ídolos e poder correr na mesma pista e no mesmo evento que eles foi algo muito realizador. E ainda venci a minha categoria, representando meu país. Agradeço a torcida de todos e o apoio que recebi de cada um, especialmente da Yamaha do Brasil. Momento inesquecível. Muito obrigado!”
Felipe Macan #54
Categoria R3 Cup
YZF-R3
“Realizei um sonho! Agradeço demais a Yamaha e a todos os meus patrocinadores por isso. Fiquei feliz com o terceiro lugar na geral. Fiz duas boas corridas. Na segunda, consegui melhor resultado, briguei pela liderança. Saio satisfeito com meu desempenho. E, conhecer os pilotos do Mundial, visitar o box, foi tudo muito incrível.”
Enzo Valentim #39
Categoria R3 Cup
YZF-R3
“Já começamos bem na sexta-feira, nos treinos. Me diverti muito com a pista, de alta e bastante técnica. No sábado, larguei bem, consegui o segundo lugar na categoria em uma prova muito disputada. Domingo, na segunda volta, acabei caindo quando brigava por posição e isso prejudicou meu resultado final. Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores e em especial a Yamaha e o Programa bLU cRU que têm investido muito no esporte.”
Guilherme Brito #44
Categoria R3 Cup
YZF-R3
“Foi um fim de semana de bastante aprendizado. Não consegui treinar porque tivemos alguns problemas com a moto, então tive que conhecer a pista no decorrer das corridas e fazer provas de recuperação. Porém, mais importante do que os resultados, foi viver esta experiência aqui na Argentina, em uma pista nova, um ambiente diferente, vivendo um fim de semana de MotoGP, com todos os nossos ídolos presentes. Experiência que jamais vamos esquecer.”