Em uma noite de belas disputas em uma pista enlameada, com as arquibancadas lotadas e transmissão ao vivo na televisão e na internet para milhares de pessoas, o espanhol Carlos Campano, da equipe Yamaha Grupo Geração Monster Energy, sagrou-se campeão do Arena Cross 2014 na categoria Pró, a principal classe do campeonato.
A etapa final da competição aconteceu em Itapema, litoral de Santa Catarina, na noite deste sábado, 27. Mais de seis mil pessoas estiveram presentes e foram ao delírio com a entrega, técnica e competência de Campano.
O espanhol venceu a primeira bateria da noite após disputas acirradas com seus oponentes e foi para a segunda e decisiva corrida com uma vantagem que o permitia terminar até na quinta colocação para ficar com o troféu. Depois de largar em primeiro, Campano administrou a corrida, pilotou com cautela, teve paciência até a bandeirada final, para então comemorar com seu time e erguer a taça inédita.
“Estou muito contente. Cheguei perto deste título nos dois anos anteriores e agora acho que estava na hora de ganhar. A primeira corrida da noite foi muito disputada, a pista estava lisa e pesada, e eu tive dificuldades para acertar boas linhas. Eu sabia que tinha que ganhar para ir mais tranquilo para a última prova e dei meu máximo. Consegui depois de uma batalha muito forte com Jean (Ramos) e Adam (Chatfield). Na segunda bateria, só controlei o resultado para ganhar o campeonato”, conta Carlos Campano.
“Gostaria de agradecer aos patrocinadores, aos amigos, à família. Este era o título que me faltava no Brasil. O trabalho de todo mundo foi muito bom, porque mesmo sem poder correr uma etapa (Campano ficou fora da quarta rodada por causa de uma fratura no tornozelo), chegamos ao título. Todo mundo fez um grande trabalho. É muito bom ser campeão!”, exclama.
O atleta da Yamaha Grupo Geração Monster Energy ganhou três das cinco rodadas da competição. Em termos de corridas (cada rodada tem duas corridas), Campano também é o maior vencedor: ganhou seis das dez disputadas. Se levarmos em consideração os pontos em jogo ao longo da temporada (200 pontos), o espanhol teve aproveitamento de 75% (fez 150 pontos).
Mais conquistas
A Yamaha Grupo Geração Monster Energy ainda comemorou nesta mesma noite o quinto lugar na classificação geral do campeonato da categoria Pró pelo atleta catarinense Pipo Castro, além do vice-campeonato de outro catarinense, Anderson Cidade, na categoria MX2, e do quarto lugar no campeonato do gaúcho Marçal Müller, também na MX2.
“Terminar a temporada como vice-campeão de um campeonato tão importante como o Arena Cross é uma conquista para mim e para a equipe. Vivi altos e baixos neste ano, com uma primeira etapa muito complicada, e depois me recuperei bem. Termino satisfeito”, diz Anderson Cidade, que pilotou uma Yamaha YZ 250F.
Todas as corridas deste sábado serão reprisadas neste domingo, 28, no canal Bandsports (às 21h). Assista!
Classificação final do Arena Cross 2014
Pró
1. Carlos Campano – 150 pontos / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
2. Jean Ramos – 148
3. Wellington Garcia – 125 pontos
4. Jetro Salazar – 123 pontos
5. Pipo Castro – 99 pontos / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
MX2
1. Paulo Alberto – 80 pontos
2. Anderson Cidade – 67 pontos / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
3. Dudu Lima – 61 pontos
4. Marçal Müller – 58 pontos / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
5. Fabio Santos – 55 pontos
Resultados da 5ª etapa do Arena Cross 2014
Pró
1. Jean Ramos – 2-1
2. Carlos Campano – 1-4 / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
3. Adam Chatfield – 4-2
4. Wellington Garcia – 3-3
5. Marcello “Ratinho” Lima – 5-5
MX2
1. Hector Assunção
2. Fabio Santos
3. Blake Wharton
4. Marçal Müller / Yamaha Grupo Geração Monster Energy
5. Dudu Lima
Júnior
1. Enzo Lopes
2. Djalma Brito
3. Vinícius Abreu
4. Lucas Nogueira
5. Thiago Brenner / Yamaha Grupo Geração Monster Energy