Com a presença do campeão reinante e líder do Mundial Fábio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP); do vice-líder a 2 pontos Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati), do P3 Aleix Espargararó (Aprilia), 20 pontos atrás, e de Jack Miller (Lenovo Ducati), vindo de duplo pódio, vitória no Japão e P2 na Tailândia, vai começar a 18ª Coletiva de Imprensada temporada, vale dizer, a antepenúltima do ano.
Feitas as apresentações por Matt Birt, vamos às perguntas.
Fabio. “Espero uma corrida muito melhor, claro, cometemos o erro inicial de sentir muita pressão, foi difícil no final e não conversamos com a imprensa, peço desculpas por isso, foi uma corrida difícil. É uma das minhas pistas favoritas, vou muito rápido aqui, em 2019 torci meu tornozelo na TL1 não treinei muito e fui pra grama da segunda curva, mas foi uma experiência, então espero ir bem melhor dessa vez.
Todos nós pensamos no Campeonato, mas tenho que ir de corrida a corrida, porque no fim das contas é como se estivéssemos começando agora. Pecco está junto de mim, mas não vejo apenas ele, Aleix está aqui, Jack, Enea, são 5 em não muitos pontos (40), com os top 3 um pouco mais próximos, temos que ir corrida a corrida e esta parece ser uma boa para nós. Em 2020 íamos rápido, tivemos problemas na Yamaha, Joan era meu principal rival, preciso ser rápido em todas as circunstâncias, e o título do ano passado me deu muia confiança, muito mais experiência, então esperamos sair dessa situação.”
Pecco. “È uma das minhas preferidas, acho que de todos, é marvilhoso correr aqui; em 2019 fomos bem aqui, terminamos em P4, minha melhor corrida do ano. Agora temos uma moto nova, novas carenagens, vamos ver o que podemos fazer nessas circunstâncias. Mais do que a moto, eu melhorei de 2019 para cá, sou um piloto mais completo e maduro. Sobre a moto, acho que a maior diferença e a maneabilidade, o chassis é igual, acho que nas curvas rápidas, vamos ir mais rápido dessa vez. Como Fabio disse, estamos começando o Campeonato agora e temos chance de ganhar o título, Fabio e eu mais, porque estamos na frente, mas Aleix não está muito atrás. Como vimos este ano, tudo pode mudar, então Enea e Jack têm possibilidades. Temos potencial de brigar pelo Campeonato, vamos ver. Falei com Casey hoje, é muito importante aprender alguma coisa sobre essa pista com ele e vou tentar por isso em prática a partir de amanhã.”
Aleix: “Não fomos bem no seco mas não estávamos mal na corrida, mas tive a Volta Longa e tivemos que recuperar. 20 pontos pçara o líder não é muito e vamos tentar chegar aqui na Ilha. A Aprilia 2022 deve ir bem aqui, ela vai muito bem nas pistas rápidas como Argentina, Holanda e Aragão, mal posso esperar para experimentá-la na pista. Comparada com a 2019, nossa moto tem mais carga para baixo com as aletas,deve ir melhor na Curva 1, na última curva, não é uma pista muito exigente para os motores, mas somos rápidos em reta também, vamos ver como a moto funciona. Não será fácil não cometer erros em 3 corridas, precisamos recuperar pontos, não vai ser fácil, eu sei, é uma questão de atacar ser constante,20 pontos em 3 corridas não é fácil, mas voucorrer mais do que ao longo da temporada e ver no que dá.”
Jack: “O casamento foi divertido, demorei a me recuperar, mas amigos e família estiveram lá, foi muito bom, voltar à moto é muito legal. Zarco fez um bom trabalho nas músicas. Estou animado em vir para cá depois do Japão e Tailândia, teremos muitos fãs australianos, o país é enorme, eles adoram esporte estão entusiasmados com a corrida, quero dar a eles algo especial, é uma pista espetacular, estamos todos animados para entrar na pista no TL1. A pressão acontece, Fabio sabe disso, estou 40 pontos atrás, mas adoro pilotar a moto, vamos ver como estamos no fim das contas. Esses caras estão em uma briga entre eles, vou tentar não atrapalhar, mas é meu GP de casa, estou numa moto de fábrica e vou dar o meu melhor.”
Perguntas de motojornalistas
Aleix, sobre a carenagem, se o vento vai atrapalhar e eles consideram colocar a aero antiga.
“Sim, é uma boa pergunta, podemos pensar nisso, vou provar a moto e considerar as opções para o fim de semana.”
Jack: “Minha mulher entende os riscos de correr em casa, está bem a par, hehe.”
Fabio. “Primeiro de tudo, o lugar é lindo, de MotoGP não dá, mas na Moto3 você pode ver a água e tudo, Curva 3, 7,. 8, 9, nós adoramos isso.”
Pecco: “O traçado da pista é incrível, velha guarda, você tem que ser muito preciso nas curvas rápidas.
Aleix. “A adrenalina aqui é única no mundo”
Jack. “Venho aqui desde o Campeonato Australiano, é espetacular pilotar nas mudanças de direção com em Luckey Heights, você tem que ir com tudo, é como uma dança, eu diria.”
Fabio. “Sobre a pista molhada e os dispositivos de rebaixamento, não vai mudar muito, vamos ver.”
Pecco. “Acho que a chuva não é um grande problema aqui, não faz tanta diferença em comparação com outras pistas.”
Aleix. “Temos que ajustar o dispositivo de rebaixamento com eficiência.”
Jack: “Usamos o dispositivo traseiro em 2019, acho que os pneus vão fazer uma diferença maior.”
Fabio. “Em Portimão eu me senti bem, no Japão também não fui mal, mas errei na Tailândia, sabemos o que aconteceu e vamos ver o que vamos fazer nestas circunstâncias. É divertido, no início do ano, quando chegamos a Barcelona e Mugello achei que iria ser difícil, mas colhi 45 pontos em 50, atualmente vejo que não temos pista boa ou ruim, são o mesmo.”
Joguinho para fechar, com placas, claro.
O que quer dizer Barbie em gíria australiana, boneca, árvore ou churrasco?
C, churrasco, Aleix acertou
Thongs, sandália, cueca ou jeans
Sandálias, Aleix de novo
Sanger, é cum cantor, sanduíche ou sol
B, sanduíche, Aleix invicto até agora
Dunny é um donuts, dinossauro ou banheiro
C, privada, ninguém acertou (Jack está fora porque é local)
Tucker, chá, comida ou trem
Todos erraram, é um tipo de comida
Obrigado a todos, Aleix venceu e as placas serão doadas para caridade.
Fotinho de grupo e terminou.
Mas amanhã começa para valer…
Braaaaaap!
Fausto Macieira
PS- Traduzida quase em tempo real, relevem eventuais lapsos de forma e conteúdo…